segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

Annie Suporte Season 7

A Annie continua, na minha opinião, a ser um dos melhores champions de suporte para se jogar de modo muito agressivo. Ao contrário de outros champions de utilidade (cura, velocidade, shields e outras barreiras), a Annie tem ao seu dispor stun e ainda grande poder de fogo quando se entra numa batalha contra vários champions adversários.  O seu stun é um dos melhores do jogo pois pode ser recarregado rapidamente. Quanto ao seu ultimate, é capaz de dar uma enorme quantidade de dano em poucos segundos e tem ainda a vantagem de poder fazer hit and run, ou seja, largar o Tibers e fugir para o champion adversário ficar a levar dano.

Vamos ver uma boa estratégia para jogar com a Annie nesta nova Season 7.

Em primeiro lugar temos de analisar as runes. A Annie, ao contrário de outros champions que jogam a suporte, não precisa de Armor nem Magic Resist. Ela precisa é de Ability Power, Health Regen e Mana Regen. Qualquer tipo de rune que aumente essas abilidades são uma boa ideia.

Nas Masteries o importante é levar uma combinação que seja amiga de champions de suporte. Aqui há muita margem de manobra, portanto não é preciso fazer uma lista das melhores a levar pois isso depende muito do estilo de jogo. Além disso, há jogadores que preferem uma Annie de suporte mais agressiva e preferem Ability Power a Health Regen por exemplo.

Portanto vamos passar aos itens.

1. Botas

As melhores botas para a Annie, na minha opinião, são as botas que dão Magic Penetration. Este tipo de botas faz com que cada ataque da Annie seja consideravelmente mais forte e pode fazer a diferença entre ganhar ou perder uma luta de equipa.

2. Frost Queen’s Claim

(50 Ability Power + 10% Cooldown Reduction + 2 Gold Income + 75% Mana Regen + Icy Ghosts)

Este deve ser sempre o primeiro item a comprar logo que haja gold pois para a Annie começ a fazer a diferença logo desde o ínicio do jogo. A maior vantagem deste item é o seu baixo custo e a quantidade de Ability Power que proporciona logo desde o ínicio. A segunda grande vantagem á o seu ativo, o Icy Ghost, que envia dois fantasmas pelo mapa fora á procura de um adversário, revelando-os e ainda aplicando slow. Este ativo é muito útil quando está no mapa e não vê ninguém e deve ser usado como uma espécie de scouting. A outra forma de usar é para alcançar um adversário em fuga. Para usar basta clicar no botão do item e os dois ghosts irão partir automaticamente.

3. Luden’s Echo

O melhor item para a Annie na minha opinião. Com 100 de Ability Power mais um passivo que proporciona 100 de dano + 10% de Ability Power a até 4 adversários, faz toda a diferença logo desde o ínicio de uma batalha. Para carregar o item basta usar abilidades e ainda correr no mapa. Além disso a Annie tem agora mais 10% de movement speed.

Agora a Annie tem de escolher entre ficar mais tank ou continuar a comprar ability power. Muito depende do estilo de jogo de cada um. Pessoalmente prefiro ability power para ajudar a fazer carry à equipa. Há ainda jogadores que preferem continuar a comprar itens de utilidade, por exemplo, para dar speed á equipa ou então para colocar mais wards no mapa.

4. Ruby Sight Stone

Este é um dos outros itens essenciais para se ganhar um jogo. Sem wards é difícil avançar no território adversário ou de vigiar o nosso. Há jogadores que preferem economizar e comprar apenas a sight stone. No entanto como suporte a Annie é suposto levar algum dano dos adversários portanto o HP extra proporcionado pelo Ruby Sight stone pode compensar numa batalha de equipa onde os adversários descarregam tudo em cima da nossa equipa.

O melhor sítio para colocar as wards são na floresta. Esta dica, apesar de ser básica, é aplicável na maioria das situações de jogo. Digo na floresta porque desta forma é possível ver se algum champion adversário não está aí para fazer recall ou então para fazer um gank. Outro sítio essencial para se colocar wards são mesmo no meio do campo de batalha em sítios onde precisaremos de visão quando não há minions. Por exemplo, imagine que está a atacar na lane do meio. No entanto quando chega á inner turret adversária, os minions ficam quase sempre por aí. Colocar uma ward perto da turrent ajuda o top a fazer teleport e ainda dá visão para saber como se está a movimentar a equipa adversária.

5. Rabadon’s Deathcap 

(120 Ability Power + 35% Ability Power)

O item mais caro do jogo e por bom motivo. Com este item altamente ofensivo é possível obter um enorme ganho em termos de ability power que tem poder de virar um jogo. Este item é especialmente importante para a Annie por causa do Tibers. O seu urso dá uma grande quantidade de dano por segundo especialmente se conseguir cair em cima do adversário. O único problema deste item é o seu preço o que torna difícil conseguir incluir na build na maioria dos jogos que acabam antes dos 30 minutos. Além de ser muito forte, dá um grande impulso ao Luden’s Echo que dá 10% de mais dano com o seu passivo mediante a quantidade de ability power. Se a Annie conseguir 500 de ability power no jogo, então o passivo desse item dará 150 de dano extra até 4 adversários em simultâneo. Acho que já fez as contas por esta altura. Muito dano mesmo.

6. ???

Não devia de estar á espera de deixar o ultimo item em suspenso mas é mesmo assim. Esse item vai depender muito de como o jogo decorrer, se o jogo se prolongar tanto que consiga gold, como suporte, para conseguir o sexto item. Há quem prefira mais ataque ainda (Void Staff), outros preferem defesa (Guardian Angel) ou ainda mesmo mais utilidade. Não perca grande tempo a pensar no sexto item. Raramente o irá fazer. Já é difícil fazer o quinto, quanto mais o sexto.

Estratégia de jogo

Tem muito que se lhe diga. Para começar é importante tirar partido do passivo do primeiro item do Frost Queen’s Claim e tentar dar o máximo de dano aos champions adversários. A Annie não consegue curar, portanto tem de compensar com dano. Além disso, a Annie deve levar logo no ínicio o seu W seguido do E (spells) para conseguir carregar o stun rapidamente. Vai custar muito mana portanto não desperdice com o Q. Quando tiver stun é uma oportunidade de pressionar o adversário com stun para o ADC tentar conseguir algumas kills logo desde o inicio.

Quando já estão todos na mid lane a Annie o máximo que consegue fazer é stun e dano. Não tem nenhuma estratégia em especial. É mesmo não farmar e dar dano. É um champion relativamente fácil de se jogar a suporte. Um erro que alguns jogadores fazem é fugir quando uma batalha não está a nosso favor. A Annie é capaz de virar uma batalha a nosso favor se tiver o R pronto com stun, portanto em vez de fugir é melhor avançar.

No late game não há nada de especial a dizer.

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