quinta-feira, 19 de maio de 2016

Como Jogar Com a Ashe ADC na Season 6

A Ashe é um dos champions mais engraçados de se jogar. Não acho que seja propriamente um champion ADC devido a dar pouco dano tanto com o seu auto attack como com os seus spells. A Ashe é mais um champion de dano e suporte ao mesmo tempo, especialmente para a equipa dar dano aos adversários. Vamos ver um guia para 2 tipos de Ashe, um de dano e outro de dano combinado com suporte. O guia de dano tem como objetivo fazer com que a Ashe dê o máximo de dano. O guia de Ashe ADC mais suporte ensina como fazer com que a Ashe além de ADC seja também bom suporte para o fighter ou o mage da equipa.

Ashe ADC

A Ashe ADC deve levar as runes e os itens como leva outro ADC. Deve levar dano, attack speed e critical chance. Não varia assim muito. A estratégia também é simples, dar dano ao adversário combinado com slow.

Summoner’s Spells: Flash e Heal.

Runes:

Mark of Attack Damage + Attack Speed
Seal of Health
Glyph of Mana
Quint of Movement Speed

No caso das runes as combinações podem ser muitas visto que a Ashe é um champions ADC versátil. Pode experimentar várias combinações para ver com as quais se dá melhor. É melhor dar preferência a attack speed visto que assim a Ashe pode levar apenas itens de attack damage no ínicio (Infinity Edge + Essence Reaver) em vez da Statis Shiv mas claro depende do seu estilo de jogo.

Itens:

1- Berserker Greaves. Attack speed é muito importante especialmente na Ashe visto que o seu slow do auto attack durar pouco tempo. Desta forma o adversário fica sempre em slow enquanto a Ashe estiver a dar dano nele.

2- Infinity Edge. Fácil de explicar. O item que mais dano dá no jogo para um ADC.

3- Aqui depende muito das runes que escolher. Se leva só runes de attack damage então a Static Shiv pode ser uma boa ideia nesta altura. Caso as runes sejam de attack speed então a Essence Reaver é a melhor opção para ter mana steal.

4- Dependendo da escolha anterior agora é a vez de fazer o outro item.

5- Agora é a vez de fazer Phantom Dancer para ter mais movement speed e critical chance. Este item é, na minha opinião, melhor que outro item de dano visto custar menos gold. A Ashe não é um champion que consiga muito gold pois o seu forte são os assists.

6- Cloak of Agility é o item seguinte para ter facilmente mais 20% de critical chance.

Estratégia:

No inicio do jogo importa apenas farmar minions. A Ashe não tem grande dano para fazer avançar a lane e sem a ajuda do jungler é dificil dar dano ao adversário. Deve sempre jogar á defensiva nesta fase para evitar ter de ir a base recarregar e assim deixar de fora alguns minions e experiência. A estratégia inicial é apenas, além de farmar, tentar dar algum dano com o W aos adversários mas atenção que os minions podem bloquear o dano. Deve também ficar atento ao jungler visto que a Ashe tem pouco movement speed.

No meio do jogo é importante levar a Ashe para locais onde não haja minions para assim o seu W conseguir dar dano a vários adversários ao mesmo tempo. O seu Q ficou mais forte na season 6 e assim consegue ter mais attack speed além de dar slow no adversário. Ficar sempre atrás da equipa pois a Ashe não tem muito HP.

No fim do jogo o importante é conseguir dar vision com o E e fazer stun com o R. A Ashe não tem critical damage o que reduz muito o seu dano.


Ashe ADC + Sup

Runes:

Greater Quintessence of Cooldown Reduction (2,5% cooldown reduction por rune) até 7,5% cooldown reduction.

Greater Glyph of Cooldown Reduction (0,87% cooldown reduction) x3. Desta forma agora temos um total de 10% de cooldown reduction logo desde o ínicio do jogo. Muito útil para evitar ter de comprar mais um item de cooldown reduction e em vez disso comprar um item de dano ou attack speed.

Greater Mark of Attack Damage ou Scaling Attack Damage. Com estas runes conseguimos dar mais dano ao inimigo mesmo quando vamos usar a Ashe como ADC de dano mais reduzido para ajudar o mage e o fighter. Pode ainda usar a mark de attack speed se preferir.

Greater Seal of Health. É preferível em vez de usar armor porque assim temos mais HP tanto para o mage adversário como para o ADC.

Greater Glype of Mana Regen ou Scaling Mana. Pode ser usado uma combinação dos 2 runes.

Itens:

Para a Ashe vamos usar 40% de cooldown reduction para o W e o R serem muito mais eficientes. Faz muita diferença no meio e no fim do jogo.

Para começar é preferível levar uma Doran’s Blade por causa do seu life steal. Ajuda muito a manter a Ashe em jogo especialmente se o adversário insiste em dar dano logo desde o ínicio.

1- Ionian Boots of Lucidity. A ashe é um champion com pouco movement speed, as botas são essenciais desde o ínicio do jogo. O 10% de cooldown reduction é, na minha opinião, mais importante que os 30% de attack speed.

2- The Black Cleaver. Este é um dos melhores itens para a Ashe levar de seguida. Tem 20% de cooldown reduction e ainda muito HP para fazer com que a Ashe fique mais tempo em combate. Tem ainda a vantagem de tirar armor ao adversário o que é muito útil no meio e no fim do jogo. Agora já temos 40% de cooldown reduction com apenas 2 itens.

3- Ininity Edge. Este é o melhor item para quase todos os champions ADC. Tem muito dano e o seu critical damage é muito mais forte tornando a Ashe um ADC muito bom. Combinado com 40% de cooldown reduction para o Q e o W para fazer slow nos adversário faz com que a Ashe seja um champion muito bom para ajudar a equipa.

4- Static Shiv. Este item dá attack speed e critical chance, uma boa combinação para a Infinity Edge. Tem ainda a vantagem de tirar dano com as 100 charges.

5- Blade of the Ruined King. Este item é muito bom para a Ashe pois ajuda ainda mais a reduzir o movement speed do adversário com o seu ativo.

6- Lord Dominik's Regards. No fim do jogo quando os adversários já trazem muita armor.
Estratégia:

A estratégia a usar com esta build é bastante simples: tirar dano e fazer slow com stun nos adversários. Com um bom champion the suporte a ajudar a Ashe consegue dar dano e slow para evitar que os adversários consigam correr.

No ínicio o importante é farmar minions e não levar dano. Geralmente não é boa ideia começar a avançar a lane ou a dar dano no adversário pois a Ashe tem pouco movement speed para escapar. Um bom suporte deve ajudar a Ashe a farmar. Quanto mais tempo ficar na lane sem ir á base melhor, para ganhar mais experiência e gold. Só deve ir a base quando o adversário for primeiro. Se não for, quando ele voltar irá dar muito mais dano o que vai dificultar o farm de minions.

A meio do jogo é quando a Ashe consegue ajudar a equipa. Com o seu W e o R consegue fazer slow a vários adversários ao mesmo tempo, dar dano, e com o R consegue fazer stun a um champion muito forte ou então a um champion com pouco HP que tente fugir. Se a bot lane for segura para farmar poderá continuar aí sozinho enquanto o suporte ajuda na lane do meio. Com o R pode ajudar bastante especialmente se estiver longe da lane pois quanto mais longe estiver do adversário mais tempo este ficará em stun. No entanto se a bot lane não for segura para farmar, poderá ir ajudar no meio.

No fim do jogo o importante é conseguir fazer com que os adversários não escapem com o R e o slow. Para isso servem os 40% de cooldown reduction. A Ashe nunca deve ir sozinha para lado nenhum pois não tem movement speed para escapar nem dano para lutar sozinha. Deve ir sempre atrás do fighter ou do jungler sempre com a ajuda do suporte.

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